link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação da prescrição e da dispensação de medicamentos para gestantes com malária não complicada por P. vivax E P. falciparum em municípios de alto risco da Amazônia Legal: um modelo de avaliação da Assistência Farmacêutica para endemias no Brasil

Departamento: DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
O presente trabalho encontra-se aninhado ao Projeto intitulado “Modelo de avaliação para Assistência Farmacêutica em endemias focais na Amazônia Legal, Brasil: prescrição, dispensação e adesão ao tratamento de malária não complicada por P. vivax e P. falciparum em municípios de alto risco”, o Projeto Mafalda, financiado pelo CNPq (ref. 402822/2005-6) (Osorio-de-Castro et al, 2006). A investigação do componente “gestantes” do projeto Mafalda consistiu na coleta de informações sobre prescrição e dispensação de medicamentos antimaláricos para as gestantes acima de 15 anos em 4 municípios de alto risco nas áreas endêmicas de malária na Amazônia Legal, tanto em centros de referência para o tratamento de malária quanto em unidades básicas de saúde desses municípios (Luz & Osorio-de-Castro, 2010).
De acordo com os objetivos propostos no projeto original (Luz & Osorio-de-Castro, 2010), foram avaliados os aspectos relativos às gestantes, caracterizando essa população quanto ao local de atendimento, o tipo de malária, a realização de diagnóstico (se laboratorial ou clínico), a idade gestacional, dados do pré-natal, do parto, do nascido e da placenta (quando aplicável). Além disso, foram avaliados os tratamentos prescritos e sua adequação aos protocolos oficiais, os relatos de efeitos adversos a esses tratamentos bem como os riscos potencialmente envolvidos com o uso dos antimaláricos para mãe e concepto.
Da análise dos dados referentes às gestantes atendidas nos 4 municípios selecionados no Projeto Mafalda, chamou a atenção o fato de que 13,3% dos esquemas terapêuticos prescritos foram considerados inadequados. A situação foi ainda pior considerando-se o local pesquisado: nas unidades básicas de saúde, cerca de 16% das prescrições foram consideradas inadequadas. Já a análise das prescrições segundo o tipo de plasmódio revelou que 25% (um quarto) de todas as prescrições efetuadas para P. falciparum estavam inadequadas.
Sabe-se que o tratamento adequado e oportuno é o principal alicerce para o controle da malária, no entanto, o mesmo pode ser considerado um desafio para os profissionais que atuam na assistência, uma vez que é preciso considerar o tipo de plasmódio, a classificação clínica do paciente – se malária não complicada ou malária grave – e a evolução da doença (Nosten et al, 2007; Grobusch & Kremsner, 2005). No caso das gestantes, o tratamento ainda é mais difícil, pois as escolhas terapêuticas são limitadas e a relação risco versus benefício dos antimaláricos nesse grupo ainda hoje não está estabelecida (Ward et al, 2007).
Ainda que os medicamentos estejam disponíveis e com qualidade assegurada, a escolha do melhor esquema terapêutico a ser utilizado deve ser feita de forma criteriosa, por quem realmente conhece a doença, seus determinantes e as possibilidades de complicações em cada paciente (Nosten et al, 2007; Grobusch & Kremsner, 2005). Para alcançar o sucesso terapêutico, portanto, é necessário que o sistema de saúde promova as condições para realização do tratamento, com recursos humanos capacitados no diagnóstico, prescrição, dispensação e seguimento.
No Brasil, no entanto, a capacitação dos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da malária é um tema ainda pouco estudado (Osorio-de-Castro et al, 2011), especialmente no caso das gestantes. A presente proposta pretende contribuir para ajudar a preencher essa lacuna do conhecimento, tendo por objetivos avaliar conhecimentos, práticas, percepções e atitudes de profissionais envolvidos na assistência farmacêutica de gestantes com malária.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2010

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: CLAUDIA GARCIA SERPA OSORIO DE CASTRO

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.