link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Livro Assistência Farmacêutica para Gestão no Brasil

Departamento: DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
A Assistência Farmacêutica, tema deste livro, é campo conceitual e de prática de farmacêuticos e de diversos outros profissionais de saúde, que lidam diariamente com as tecnologias em saúde que denominamos medicamentos no cuidado a pacientes e usuários do sistema de saúde.
Como área do conhecimento cientifico, a Assistência Farmacêutica vem se consolidando, no Brasil, nos últimos trinta anos, com uma abrangência bem mais ampla daquela presente em outros países latino ou norte-americanos. Nesses países, o termo empregado para designar o campo é de “serviços farmacêuticos”, que traduz uma preocupação voltada ao medicamento/tecnologia e às ações de suporte para seu provimento.
No Brasil, face à evolução do conceito de saúde como bem positivo e do entendimento de que meios necessários à manutenção, promoção e recuperação da saúde constituem-se como direitos do cidadão, o campo se amplia. Fortalecendo a estruturação da Assistência Farmacêutica no país, alguns pontos merecem destaque. Primeiramente, o medicamento que, internacionalmente, passa a ser entendido como objeto de estudo e elemento essencial nos cuidados em saúde, congregando investimentos dos setores público e privado, marcando sua importância para a sociedade tanto como ‘objeto de consumo’ como uma tecnologia que salva e/ou incrementa a qualidade de vida das pessoas. Em segundo, a prática profissional do farmacêutico, antes voltada exclusivamente para o medicamento, evoluiu, incorporando o cuidado ao paciente como foco dos serviços. Neste percurso veio a compreensão que “serviços farmacêuticos” são prioritariamente campo da categoria profissional farmacêutica, mas que existem fronteiras no cuidado, especialmente quando o foco sai do medicamento e passa para o usuário/paciente. Nelas, outros profissionais, mormente prescritores, gestores e aqueles responsáveis pela administração do medicamento e/ou seguimento de efeitos partilham também do campo da AF. Por fim, a assistência terapêutica, garantida no texto constitucional brasileiro e confirmado pelos princípios do Sistema Único de Saúde, responsabiliza os três níveis de governo e portanto gestores e profissionais do sistema no provimento de medicamentos de qualidade mediado por serviços efetivos em prol da saúde.

Natureza:

  • Outras

Ano do início do projeto: 2010

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: CLAUDIA GARCIA SERPA OSORIO DE CASTRO

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.