link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Diagnóstico e Avaliação de Resultados da Farmácia Hospitalar

Departamento: DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
Realizar a avaliação, com ênfase nos resultados da farmácia hospitalar de unidades do Estado do Rio de Janeiro, no que se refere às seguintes atividades: gerenciamento, programação, aquisição, armazenamento e distribuição. Foi realizado um estudo de casos múltiplos envolvendo seis serviços de farmácia. As unidades foram selecionadas a partir da análise de dados secundários do diagnóstico realizado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro no ano de 2008. A análise dos dados aconteceu através de síntese de casos cruzados. Foram ainda construídos planilha de indicadores, instrumentos e roteiros para coleta de evidências e, também, elaborado um relatório com recomendações para subsidiar os gestores na formulação de uma política estadual de assistência farmacêutica hospitalar. Apenas uma unidade atendeu a todos os indicadores de resultados da atividade gerenciamento, mantendo participação em comissões institucionais, realizando planejamento de objetivos e metas e possuindo procedimentos escritos e atualizados. O componente programação demonstrou-se inadequado na maioria dos serviços (5/6). Em quatro unidades não acontece cadastramento, avaliação e qualificação de fornecedores, comprometendo o processo de aquisição de medicamentos. Os piores resultados foram relacionados ao componente armazenamento, e os melhores à atividade de distribuição. Os dados encontrados remetem a uma inadequação dos serviços proporcionando uma grande preocupação, por serem os componentes avaliados considerados como atividades centrais da farmácia hospitalar. Avanços são necessários para normatização e qualificação dos serviços, no intuito de implementar e/ou aperfeiçoar as ações estratégicas para o setor e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado no ambiente hospitalar.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2009

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: CLAUDIA GARCIA SERPA OSORIO DE CASTRO

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.