link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Desenvolvimento, proteção social e política de saúde: o Brasil no contexto internacional (1990-2010)

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: DESENVOLVIMENTO, ESTADO E SAÚDE

Grupo: ESTADO, PROTEÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O objetivo geral do projeto é analisar as relações entre desenvolvimento, proteção social e política de saúde no Brasil, à luz da trajetória histórica do país e do contexto nacional e internacional recente, com destaque para o período de 1990 a 2010. Os objetivos específicos são: mapear o debate internacional sobre as relações entre desenvolvimento, proteção social e saúde; situar as relações entre modelo de desenvolvimento, proteção social e política de saúde no Brasil em perspectiva histórica; caracterizar a trajetória das áreas constitutivas da Seguridade Social brasileira – Previdência, Saúde e Assistência Social - de 1990 a 2010; identificar similaridades e diferenças do modelo de proteção social brasileiro em relação a países latino-americanos selecionados; analisar os elementos explicativos da configuração atual do sistema de proteção social brasileiro; discutir as perspectivas do sistema de proteção social brasileiro, em sua relação com o modelo de desenvolvimento do país.
O estudo se apoia no referencial teórico da economia política. A metodologia compreende: pesquisa bibliográfica (sobre teoria e metodologia de análise dos modelos de desenvolvimento e proteção social; sobre desenvolvimento e sistemas de proteção social em países avançados e na América Latina; sobre modelo de desenvolvimento e políticas sociais no Brasil); análise documental e de dados relativos à economia e proteção social dos países latino-americanos.
A proponente foi contemplada com bolsa de produtividade do CNPq e com bolsa de Pós-Doutorado no Exterior (do CNPq) para o desenvolvimento do projeto. (Os valores de financiamento correspondem às bolsas).

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2018

Coordenador: CRISTIANI VIEIRA MACHADO

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.