link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
HABITAÇÃO SAUDÁVEL COMO UMA INTERFACE DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: HABITAÇÃO E SAÚDE

Grupo: DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: Ensino-Aprendizagem

Descrição do projeto:
A ampliação do conceito de saúde, nos últimos anos, possibilita uma maior reflexão sobre a necessidade de se conhecer as condições de vida da população, identificar e localizar os riscos a que está submetida. Isto nos possibilita pensar, com maior comprometimento, em novas propostas no que diz respeito a ambientes e habitações mais saudáveis, promoção da saúde, políticas públicas saudáveis, entre outros modelos.
O presente trabalho pretende, a partir deste contexto, aproximar Habitação Saudável dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS), aqui particularmente representados pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informação Hospitalar e Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Tal aproximação sinaliza para a importância de se pensar Promoção da Saúde a partir de indicadores intersetoriais.
O objetivo deste estudo é relacionar e contextualizar os Sistemas de Informação em Saúde acima mencionados, propor a análise dos indicadores e dados de cada um deles, voltando-se agora tanto para moradia como também para habitação, consolidando assim o espaço construído em busca da Promoção da Saúde.
Ao considerar a evolução do sistema de saúde, seu processo de descentralização e a busca por novos modelos de assistência, os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) apresentam-se como novas ferramentas à elaboração de diagnósticos sobre habitação saudável e condições de habitabilidade. Contudo, será necessária uma análise crítica dos dados e indicadores desses sistemas.
Mediante tal iniciativa, faz-se necessário à aproximação entre os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) e Habitação Saudável, correlacionar os indicadores em saúde com o ambiente construído.
Portanto, a essência deste projeto é trazer esta proposta: sinalizar a importância de se pensar Promoção da Saúde a partir de indicadores intersetoriais. Diante desta necessidade, este trabalho tem como objetivo relacionar e contextualizar os Sistemas de Informação em Saúde já existentes e propor a análise dos indicadores e dados de cada um deles, voltando-se agora tanto para moradia como também para habitação, consolidando assim o espaço construído em busca da Promoção da Saúde.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: SIMONE CYNAMON COHEN

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quarta, 24 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.