link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Cenários para a pós-graduação em Saúde Coletiva na ENSP

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Grupo: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Saúde Coletiv

Descrição do projeto:
Os objetivos do projeto são discutir as diversas possibilidades de cenários para a pós-graduação em Saúde Coletiva, especialmente na ENSP, embora tome como referência o contexto da pós graduação no campo da Saúde Coletiva no país. As principais questões norteadores foram: 1) nível de qualificação, expresso através das notas 6 e 7 na avaliação da CAPES; 2) o objetivo de melhorar a qualidade do PPGSS-ENSP, alcançando um alto para se atingir o primeiro objetivo, considerar o atual quadro de regulação institucional e de financiamento do Sistema de C&T, o que inclui a CAPES (mais voltada para o programa) e o CNPq (mais voltado para o pesquisador e grupos de pesquisa); 3) como se trata de um PPGSS que tem como objetivo formar profissionais que atuem na interface do Sistema de C&T e o Sistema de Saúde, deve-se considerar o contexto de demandas dos sistema nacionais de C&T e de saúde; 4) o objetivo e as questões relacionadas ao PPGSS-ENS exigem que a reorganização do mesmo esteja sintonizado com o fortalecimento da Área de Saúde Coletiva como pós-graduação e como campo de ação para melhoria das condições de vida da população brasileira. Utiliza duas estratégias metodológicas principais: a análise de dados quantitativos da pós graduação da ENSP em relação a outros programas da área a partir dos dados gerados pelo relatório CAPES e entrevista semi-estruturada com atores relevantes internos e externos à instituição. Os resultados levaram ao desenho de três possíveis cenários que estão no momento sendo discutidos pelos professores e pesquisadores da ENSP.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2003

Ano do fim do projeto: 2005

Coordenador: FRANCISCO JAVIER URIBE RIVERA

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.