link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Fatores Etiológicos e Prognósticos para Infecção Respiratória Aguda em crianças indígenas Guarani menores de cinco anos hospitalizadas do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul, Brasil: um Estudo Caso-Controle

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE INDÍGENA

Grupo: SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DOS POVOS INDÍGENAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
A breve revisão da literatura evidencia a importância das Doenças Respiratórias Agudas Baixas (DRAB) na morbimortalidade mundial, principalmente na dos países em desenvolvimento e nas populações menos favorecidas, com restrição de acesso aos serviços de saúde e em condições vulneráveis de vida. Algumas dessas situações coincidem com àquelas encontradas nas aldeias indígenas Guarani no Sul e Sudeste do Brasil e também no restante da população indígena brasileira. Apesar escassez de dados referentes à situação de saúde da população indígena brasileira, é possível demonstrar, mesmo que em linhas gerais, a magnitude das IRA nesse segmento populacional.
Tendo em vista essa relevância epidemiológica das IRA e o desconhecimento dos fatores de risco implicados na determinação das IRA entre os indígenas; as iniqüidades em saúde expressas por uma sobremortalidade indígena em idades precoces; as condições adversas de vida do Povo Guarani; e as particularidades da atenção à saúde em um contexto intercultural, justifica-se a necessidade de melhor conhecimento e descrição da morbimortalidade por causas infecciosas respiratórias agudas e o reconhecimento dos fatores determinantes das DRAB entre os Guarani. A identificação, pela primeira vez em uma população indígena no Brasil, de fatores de risco para DRAB, que são as IRA que mais frequentemente resultam em hospitalização e morte, contribuiria para o planejamento de intervenções diferenciadas objetivando: reduzir as hospitalizações por DRAB e custos relacionados; reduzir a freqüência de afastamento dos doentes e seus familiares de seus contextos socioculturais; reduzir o risco de morte por DRAB.
Buscou-se desenvolver uma linha de investigação em saúde indígena que contribuísse para conhecer melhor esse problema e produzir evidências científicas sobre os determinantes sociais da saúde Guarani e suas repercussões sobre a morbimortalidade por doenças respiratórias agudas, que pudessem orientar as intervenções nos campos da assistência, da prevenção e da promoção da saúde.
OBJETIVO GERAL: analisar fatores etiológicos e prognósticos para Infecção Respiratória Aguda em pacientes hospitalizados da população indígena Guarani menor de cinco anos do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI-LS).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (1) Identificar fatores etiológicos para Infecção Respiratória Aguda em pacientes hospitalizados da população indígena Guarani menor de cinco anos do DSEI Litoral Sul; (2) Identificar fatores prognósticos para Infecção Respiratória Aguda em pacientes hospitalizados da população indígena Guarani menor de cinco anos do DSEI Litoral Sul; (3) Estimar as freqüências de hospitalização segundo principais grupos de causa (CID 10) na população indígena Guarani menor de cinco anos do DSEI Litoral Sul; (4) Estimar a freqüência de óbitos por causa, idade e sexo; (5) Estimar a prevalência de desnutrição e anemia na população indígena Guarani menor de cinco anos do DSEI Litoral Sul; e (6) Propor melhorias na organização do serviço de saúde indígena no DSEI Litoral Sul relativas à atenção às Doenças do Aparelho Respiratório na população indígena Guarani menor de cinco anos do DSEI Litoral Sul.
MÉTODOS
Desenho de estudo
Caso-controle pareado no tempo, por sexo idade e local de residência, em crianças indígenas Guarani no Sul e Sudeste do Brasil.
Estudos associados: estudos descritivos de morbidade hospitalar e de mortalidade e estudo de prevalência do estado nutricional de crianças Guarani menore de cinco anos.

População e área de estudo (caso-controle)
Foram elegíveis para o estudo as crianças indígenas Guarani com idade inferior a 5 anos residentes em 83 aldeias e acampamentos dispersos no território que se estende de litoral do Estado do Rio de Janeiro ao litoral do Estado de Santa Catariana e em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: CARLOS EVERALDO ALVARES COIMBRA JUNIOR

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.