link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Revitalização de bacias hidrográficas no Estado do Rio de Janeiro -Bacia do Rio Guandu

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: HABITAÇÃO E SAÚDE

Grupo: DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: Engenharia Sanitária

Descrição do projeto:
Trata –se de um projeto multidisciplinar, intersetorial que tem como proposta, a ampliação da consciência sobre os problemas advindos com o rompimento da relação do homem com a natureza e como ele deve buscar a interação com os ecossistemas naturais de forma criativa e saudável, apoiando às Políticas Públicas. Especificamente, busca a educação ambiental para a sensibilização, proteção e preservação dos recursos hídricos e dos diferentes ambientes, como base para sustentação da qualidade de vida. Também visa à demonstração de alternativas para a promoção das transformações necessárias à manutenção e equilíbrio dos recursos naturais e proteção à saúde. Paralelamente, será identificado e qualificado os diferentes fatores da degradação ambiental nas bacias, especialmente em relação à qualidade das águas e os ecossistemas. Ao longo de todo o projeto haverá ações cooperativas, no sentido da interação entre a sociedade e a natureza, valorizando o meio ambiente como patrimônio da sociedade e fator que responde pelo bem estar e pela qualidade de vida.
Como metodologia do projeto, está sendo realizado a 1ª etapa relativa ao estudo preliminar da bacia hidrográfica do rio Guandu, por meio de levantamento de informações acerca das prioridades e carências relativas a: infra-estrutura de saneamento , habitação, educação, lazer / turismo e a proteção ambiental e a saúde, desta bacia. Também está sendo levantado o potencial de integração das políticas dos sistemas de gestão vigentes (recursos hídricos, meio ambiente, florestas, usos dos solos, paisagismo, enchentes). A realização do trabalho da FIOCRUZ / ENSP / DSSA / RBHS vem contando com o apoio e parceria da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas- SERLA.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: SIMONE CYNAMON COHEN

Participante Aluno:

 
Sexta, 13 de Dezembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.