link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação Geriátrica Multidimensional: contribuições no prognóstico, no tratamento oncológico e na atenção à saúde de pacientes idosos com linfoma não-Hodgkin

Departamento: DEMQS - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS CRÔNICAS - PSPMA

Grupo: EXPOSIÇÕES AMBIENTAIS E REPERCUSSÕES NO CICLO DE VIDA

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
A idade é um importante fator de risco para câncer e o envelhecimento populacional aumentará a demanda dos idosos por cuidados oncológicos. A Avaliação Geriátrica Multidimensional (AGM) tem sido considerada um instrumento fundamental para orientar o tratamento do câncer em idosos. Entretanto, são escassos os estudos que avaliaram as condições de saúde a abordagem terapêutica e o prognóstico de idosos com câncer no Brasil. Sendo assim, o objetivo desta proposta é avaliar através da AGM, as condições de saúde de idosos com LNH e analisar suas relações com tratamento e desfechos adversos de saúde. Serão elegíveis para estudo indivíduos de 60 anos ou mais internados para diagnóstico e/ou tratamento de LNH no período de estudo, nos cinco hospitais habilitados para esse atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade do Rio de Janeiro. O instrumento de coleta de dados contempla sete domínios da AGM (capacidade funcional, cognição, comorbidades, condição nutricional e emocional, suporte social e utilização de medicamentos), variáveis sócio-demográficas, epidemiológicas e clínicas, tratamentos e desfechos de saúde. O subgrupo de pacientes que iniciou tratamento no período de inclusão do estudo será seguido por doze meses para a detecção dos desfechos e de alterações nos domínios da AGM. Na análise descritiva serão utilizadas medidas de tendência central e dispersão e distribuições de freqüência. Diferenças entre os grupos serão avaliadas pelos testes estatísticos t e χ2 considerando como significativo p≤0,05. Será estimada a prevalência das condições de saúde e exploradas associações com as variáveis independentes em análises bivariadas e multivariadas. Espera-se conhecer o perfil sócio-demográfico, epidemiológico e clínico dos idosos com LNH e as práticas de assistência e parâmetros relacionados ao prognóstico, além de avaliar a viabilidade e o desempenho da AGM no contexto hospitalar do SUS.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2014

Coordenador: INÊS ECHENIQUE MATTOS

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.