link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRABALHO, PRODUÇÃO DE SAÚDE E ANÁLISE CULTURAL

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Grupo: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Saúde Coletiv

Descrição do projeto:
A Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde desenvolvida a partir de 2003 preconiza a construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde, estimulando o protagonismo de sujeitos e coletivos e sua co-responsabilidade nos processos de gestão e atenção à saúde. Observa-se como um dos pontos críticos desse processo aopouco estímulo à inclusão e valorização dos trabalhadores da saúde, tornando-se importante aprofundar a reflexão e produzir conhecimento a respeito do papel desses profissionais nos processos de gestão e práticas de humanização dos serviços.
Objetivos: Esta pesquisa objetiva articular uma proposta de desenvolvimento de práticas de trabalho humanizado e de formas organizativas que priorizem o estabelecimento de nexos interdisciplinares em instituições hospitalares de diferentes níveis de complexidade e que potencializem o cumprimento de sua missão.
Método: Será aplicado o modelo de análise estratégica hospitalar de Michel Crémadez (França) aos segmentos produtivos nas instituições: Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC/FIOCRUZ), Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ) e Hospital Dr. Dório Silva (HDS/SESA-ES). Atividades de assistência, pesquisa e ensino fazem parte da missão institucional em diferentes graus de priorização. A aplicação do método, de forma adaptada ao contexto brasileiro, supõe a participação da direção da organização e dos profissionais dos centros operadores na construção de uma proposta conjunta, tendo como foco o cumprimento (ou redefinição) da missão institucional. A problematização dos segmentos produtivos das instituições integrantes permite dimensionar o valor ou grau de interesse relativo (prioridade) dos vários segmentos de produção a partir de uma análise multicritérios (epidemiológico, demanda, interesse e motivação dos atores, etc) e o grau de controle dos Fatores Chave de Sucesso de cada segmento, considerando sua complexidade. o enfoque é extremamente útil ao desenho de formas de colaboração internas e externas ou de redes de solidariedade.
Resultados esperados: Considera-se que este modelo é um instrumento potente de programação regional ou de coordenação horizontal entre instituições, contemplando também a necessidade duma coordenação vertical com a rede de saúde. Estes objetivos, que atendem também à expectativa acadêmica e prática de consolidar ferramentas de análise gerencial, através de uma dupla abordagem, a reflexão e a experimentação, ajudariam a fornecer um quadro das potencialidades destas instituições, caracterizadas por uma missão complexa, e fortalecer o processo de gestão estratégica. Objetiva-se, ainda, realizar um tipo de análise cultural dos serviços e setores. Espera-se contribuir na construção e implementação de práticas e ações humanizadoras e participativas no âmbito das Instituições integrantes, visando a melhoria das condições de saúde e trabalho, favorecendo sua integração na rede de saúde.

Natureza:

  • Extensão
  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: ELIZABETH ARTMANN

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Participante Bolsista:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.