link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Atenção à saúde dos idosos. Caracterização dos serviços de detecção precoce das neoplasias de mama, colo de útero e próstata na rede de atenção básica à saúde no sudeste da Zona da Mata de Minas Gerais

Departamento: DEMQS - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS CRÔNICAS - PSPMA

Grupo: EXPOSIÇÕES AMBIENTAIS E REPERCUSSÕES NO CICLO DE VIDA

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
O objetivo geral do estudo é caracterizar os serviços de atenção básica à saúde das Unidades Básicas de Saúde nos 33 municípios do sudeste da Zona da Mata Mineira em relação à disponibilidade, estruturação, utilização e satisfação do usuário idoso, em especial nas ações referentes às neoplasias de mama, colo do útero e próstata.
Será realizado um estudo descritivo seccional com a população de 60 anos ou mais , residente no sudeste da Zona da Mata mineira. A abordagem do idos, sujeito da pesquisa, será durante a Camapnha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que é realizada anualmente, desde 1999. Este critério foi definido arbitrariamente, com o objetivo de otimizar o recrutamento dos participantes, por ser um momentoa em que grande parte da população idosa busca a UBS de referência para receber a vacina. Serão elegíveis para o estudo os idosos de 60 anos ou mais que comparecerem a um dos postos de vacionação da Campanha e residentes em 33 municípios do sudeste da Zona da Mata. Serão critérios de exclusão: estar impossibilitado de responder à entrevista; ser portador de incapaciade avançada que interfira diretamente na participação e recusa em participar do estudo.
Para avaliação dos serviços sob a ótica da população idosa será utilizado um questionário estruturado, abordando variáveis distribuídas em quatro grupos:
1. rede de atenção: disponibilidade dos exames de detecção precoce e/ou diagnóstico das neoplasias; acessibilidade, críticas, obstáculos à utilização dos serviços; motiviação para uso dos serviços; programas educativos usufruidos.
2. Características sócio-demográficas: sexo, idade, escolaridade, renda e fonte de renda.
3. Fatores de risco para câncer: tabagismo, sedentarismo, peso corporal, hábitos alimentares, etilismo, história familiar de câncer, entre outros.
4. Dados relativos aos serviços de saúde: serviço de saúde de referência, visitas ao médico, uso regular de medicação, nível de infromação acerca das condutas indicadas, exames para detecção das neoplasias em estudo; morbidade autor-referida.

Análise dos dados: As características da população deo estudo serão descritas através de frequências simples e serão efetuadas análises estratificas segundo as diferentes variáveis do estudo. Para verificar difereñças entre municípios e serviços, serão utilizados modelos multinível.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: INÊS ECHENIQUE MATTOS

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.