link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Pesquisa com egressos do curso de Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ: de onde vêm e para onde vão estes novos doutores?

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Grupo: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Saúde Publica

Descrição do projeto:
Descrição: Trata-se de projeto com apoio da Capes/PRODOC que visa o estudo de egressos do curso de doutorado em saúde pública da ENSP-FIOCRUZ, tomando-se por base os doutorandos que entraram no curso nos anos de 1998-2002. Os objetivos deste estudo são: Desenhar um instrumento específico para pesquisa com egressos; conhecer a trajetória profissional dos egressos do curso de Doutorado em Saúde Pública; identificar se o egresso está trabalhando na área do curso; saber em que medida o curso contribui para sua trajetória profissional; produzir informações relevantes para a discussão da saúde pública no país e reestruturação da Pós-graduação em Saúde Pública na ENSP. Conhecer a trajetória dos egressos e obter retorno mais objetivo sobre o papel que este curso de doutorado vem cumprindo dentro do cenário da saúde coletiva e da pós-graduação em geral no Brasil é de fundamental importância. Métodos: Pesquisa em banco de dados sobre doutores com ano de entrada no curso de doutorado entre 1998-2002. Envio de mensagens eletrônicas para os egressos com confirmação de recebimento por telefone, orientando-os a se dirigirem a uma página que será construída em formato php especificamente para colher as informações a partir de suas respostas. Posteriormente procederemos a entrevistas semi-estruturadas de forma a aprofundar questões que se mostrarem mais importantes. Nossas fontes de informação serão: Sistema SIGA FIOCRUZ; respostas dos egressos do curso de saúde pública de ENSP/FIOCRUZ e, por fim, os dados obtidos com as entrevistas. Os resultados do estudo serão utilizados para fins de relatório CAPES, para reflexão e reestruturação da Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP. Com as informações, avaliaremos parte do impacto que este curso vem tendo na vida profissional dos doutorandos e doutores egressos, bem como na conjuntura política e científica da área .

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: ELIZABETH ARTMANN

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.