link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CATÁSTROFE OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PROMOÇÃO DA SAÚDE

Grupo: IMPACTOS AMBIENTAIS GLOBAIS SOBRE A SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.00.00.00-1

Descrição do projeto:
Este trabalho se configura em uma monografia de conclusão do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental e tem como objetivo relatar por meio de um estudo de caso a ocorrência da maior catástrofe natural ocorrida em Teresópolis, município da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Em 12 de janeiro de 2011 a cidade protagonizou a maior catástrofe natural já ocorrida no município. O evento apresentou-se de uma forma não comumente observada e avaliada pelos técnicos locais, pois as chuvas que avassalaram a periferia urbana e a área rural da cidade provocaram dezenas de deslizamentos, como também alagamentos, destruição de residências, interdição de estradas, a mudança do curso de vários rios e o assoreamento dos referidos.
Objetivos:
Contribuir por meio de reflexões através de relatos e registros de um Estudo de Caso sobre a catástrofe ocorrida no Município de Teresópolis na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Específicos- Expor as situações vivenciadas durante o as atividades laborais realizadas no período da ocorrência da catástrofe e após os fatos decorridos.
Promover a articulação de integrantes de diversas áreas para troca de conhecimentos e realização de pesquisas e atividades.
Apontar soluções e mitigar os problemas existentes, por meio da mobilização, da sociedade e, com apoio do Poder Público e da Academia.
Metodologia-Estudo de caso

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2011

Coordenador: MÁRCIA MOISÉS

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.