link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Paleoparasitologia e Paleogeografia

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA

Linha: PALEOPATOLOGIA, PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Grupo: PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Subárea de Conhecimento: 2.13.02.10-4

Descrição do projeto:
A paleoparasitologia permite o registro de infecções parasitárias em populações pré-históricas por meio do encontro de parasitos em material arqueológico, devidamente datado e registrado geograficamente. Como consequência, ao se ter o dado preciso de cada parasitose em determinada época, abriu-se a possibilidade de traçar os caminhos por onde passaram os ancestrais humanos durante o processo de povoamento dos continentes.
Neste projeto, com base nos dados da paleoparasitologia, cada achado de parasito em material de origem humana será registrado e mapeado, com recursos da engenharia cartográfica aplicados à paleoparasitologia. Tem-se por objetivo traçar os caminhos seguidos pelos hospedeiros humanos ao longo de sua história evolutiva biológica e social. O estudo baseia-se no conceito de parasitos de origem filogenética ou adquiridos por via ecológica, desde o surgimento da espécie humana na Terra.
Considerando-se os dados acumulados pelos resultados da paleoparasitologia por todo um século, e, sobretudo, pelo período que abarcam, com datações que remontam há cerca de trinta mil anos, espera-se alcançar um registro paleogeográfico de doenças parasitárias que localizem os caminhos seguidos pelos povos e sua diversificação, ao ocuparem os diversos territórios na trajetória da espécie humana. A metodologia combina a adotada pela paleoparasitologia com a da engenharia cartográfica, em estratégia interdisciplinar que possibilite melhor entender os caminhos por que passaram e os territórios que ocuparam, e a influência das doenças parasitárias sobre a saúde das populações em seu percurso pelos continentes.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2009

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: ADAUTO JOSÉ GONÇALVES DE ARAÚJO

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quarta, 24 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.