link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação da implantação de protocolo de cuidado à saúde cardiovascular na atenção primária do adulto no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias.

Departamento: CSEGSF - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Grupo: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS E CUIDADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4

Descrição do projeto:
Objetivo Geral:
Avaliar a implantação de protocolo de prevenção de doenças cardiovasculares em adultos e idosos mediante indicadores dos processos e dos resultados do trabalho, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Fundação Oswaldo Cruz.

Objetivos Específicos
1. Elaborar e implantar o protocolo de prevenção de DCV em adultos na rotina da atenção no CSEGSF
2. Definir e priorizar indicadores de avaliação e monitoramento da qualidade do cuidado: indicadores do processo de trabalho e indicadores de resultados do trabalho.
3. Identificar os fatores que influenciaram o uso do protocolo pelos profissionais de saúde.
4. Determinar as variáveis associadas ao resultado final do trabalho realizado para alcançar modificação no estado de saúde do grupo estudado.

Metodologia:
População do estudo
Serão estudados amostra representativa do universo de adultos e idosos atendidos no período selecionado no CSEGSF. Os dados da pesquisa serão obtidos após o período de um ano da implantação do protocolo no serviço.

Sistemática de desenvolvimento do protocolo
O protocolo será elaborado com base nos Cadernos de Atenção Básica n] 21 (prevenção DCV), na I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica, sendo também considerados outros documentos publicados que abordam a assistência adequada ao indivíduo obeso, diabético, hipertenso e com dislipidemias, sendo estes: Cadernos de Atenção Básica (números 12, 14 e 16), III Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e Diretriz de Prevenção da Aterosclerose, IV Diretrizes Brasileiras de Hipertenção Arterial e Atualização Brasileira sobre Diabetes. O protocolo terá indicação do nível de evidência e de recomendação.
Avaliação da implantação
Indicadores da avaliação
Para avaliação da implantação do protocolo serão construídos indicadores a partir dos documentos utilizados para elaboração do protocolo que possam representar o processo e resultado do trabalho na área da pesquisa escolhida.
Os representantes do processo de trabalho serão os seguintes indicadores: 1) indicadores da aderência dos profissionais de saúde às recomendações e rotinas definidas no protocolo quanto a dois aspectos: execução da investigação clínica e avaliação laboratorial e tratamento prescrito e 2) indicadores da aderência e/ou assiduidade dos pacientes às proposições de atendimento oferecidas. O resultado do trabalho será avaliado mediante: 1) indicadores do produto das ações (consultas, exames, visitas e atividades) e 2) indicadores da modificação no estado de saúde do paciente.
Indicadores de monitoramento
Dados rotineiramente colhidos prestam-se à avaliação continuada e rotineira (monitoramento) das práticas assistenciais. A avaliação do uso do protocolo na prática diária, feita com base numa série de indicadores, torna possível propor os principais indicadores que serviriam para o monitoramento da qualidade da abordagem integral ao indivíduo. Tais indicadores devem refletir o controle das principais fatores modificáveis que propicie o alcance à meta de prevenção da morbi-mortalidade cardiovascular. Estes indicadores quando transferidos do registro para um sistema que possibilite uma análise periódica dos dados geram informação/ação.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: ELYNE MONTENEGRO ENGSTROM

Editais
Links para Agências
 
Sábado, 20 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.