link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto

Departamento: DEMQS - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE - PSP

Grupo: DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Epidemiologia

Descrição do projeto:
O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA) é uma investigação prospectiva multicêntrica com 15 mil participantes, funcionários de instituições públicas de ensino superior e pesquisa, com o objetivo de investigar aspectos epidemiológicos, clínicos e moleculares de doenças crônicas não-transmissíveis, principalmente as cardiovasculares e o diabetes mellitus tipo 2.
O projeto ELSA será desenvolvido pelo consórcio vencedor da Chamada Pública DECIT/MS/FINEP/CNPq 02/05, que foi constituído por sete instituições de ensino superior e pesquisa de seis estados, das regiões Nordeste (Universidade Federal da Bahia), Sudeste (Fundação Oswaldo Cruz, Universidade de São Paulo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Espírito Santo) e Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O texto do convênio firmado entre a Escola Nacional de Saúde Pública, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (instituição colaboradora) e a FINEP (Convênio ref. 4241/05) é parte integrante desta proposta.

Objetivos

(1) estimar a incidência do diabetes e das doenças cardiovasculares e estudar sua história natural;
(2) Investigar associações entre fatores biológicos, comportamentais, ambientais, ocupacionais, psicológicos e sociais relacionados a essas doenças e às complicações decorrentes, buscando compor modelo causal que contemple suas inter-relações;
(3) descrever a evolução temporal desses fatores e os determinantes dessa evolução;
(4) identificar modificadores de efeito das associações observadas; e
(5) identificar diferenciais nos padrões de risco entre os centros participantes que possam expressar variações regionais relacionadas a essas doenças no país.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2011

Coordenador: DÓRA CHOR

Participante Interno:

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.