link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
MEMÓRIA SOCIAL SOBRE SAÚDE E AMBIENTE: UM PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO COM AGRICULTORES FAMILIARES DE SUMIDOURO, RJ

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

Grupo: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O ponto de partida da investigação é a situação de saúde dos trabalhadores rurais e de suas famílias numa área de oleicultura (Sumidouro, RJ) com uso intensivo de agrotóxicos e exploração do solo inadequada e danosa do ponto de vista ambiental. Modificar esta situação com a participação dos agricultores familiares supõe, de um lado, o reconhecimento das razões – verdadeiros pressupostos culturais – que respaldam tais práticas e, de outro, dar visibilidade às alternativas técnicas e formas diferentes de trabalho rural em curso no município. O objetivo geral do projeto é o de construir uma memória social sobre as relações entre trabalho, ambiente e saúde no município. O método adotado inclui a história oral e levantamento documental, envolvendo a capacitação de jovens agricultores para atuação em todas as etapas da pesquisa. Espera-se apoiar a organização local dos acervos e da prática de história oral, a realização de intercâmbio de experiências de agricultores familiares com diferentes métodos de cultivo e a realização de uma mostra coletiva sobre saúde e ambiente. Ao final do projeto, pretende-se habilitar a metodologia de história oral para avaliação dos serviços de saúde no âmbito do SUS.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: EDUARDO NAVARRO STOTZ

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Bolsista:

 
Quinta, 21 de Novembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.