link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
O trabalho e à saúde na música popular brasileira.

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Linha: ENSINO

Grupo: TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: não informado

Descrição do projeto:
Introdução e Justificativa:
Esta pesquisa identifica e analisa o trabalho e a saúde, bem como suas relações, na música popular brasileira em seus diferentes contextos histórico-sociais, a partir do início do século 20. A idéia é investigar em letras de canções da música popular brasileira, com destaque para o samba, o aparecimento de temas relacionados ao trabalho e à saúde e analisar suas correlações tendo por referência as transformações operadas na formação econômica social brasileira nos diferentes contextos considerados.
O presente projeto foi motivado pela experiência positiva dos autores que, desde início de 2006, passaram a identificar temas relativos ao trabalho e à saúde na música popular brasileira, incorporando suas letras e canções como material de ensino e utilizá-los em aulas para profissionais de saúde.

Pergunta a ser respondida:
Como o trabalho e a saúde aparecem no samba e na música popular brasileira?
Como estas questões se relacionam com os processos produtivos e as políticas sociais e de saúde ao longo do desenvolvimento capitalista no Brasil?

Objetivos:
1 - Relacionar nas letras e canções da música popular brasileira questões alusivas à problemática do trabalho e saúde, e empreender sua análise e implicações à saúde dos trabalhadores em determinado contexto histórico.
2 – Operar nas noções espontâneas extraídas das letras das canções relacionadas sua transformação em conceitos científicos para o tratamento das relações trabalho e saúde.
3 - Apresentar um inventário dos conteúdos relativos às relações trabalho e saúde que emergem das músicas e suas possibilidades de desenvolvimento nas atividades de ensino e de formação de profissionais em saúde.

A metodologia compreende:
1) A realização de um levantamento bibliográfico dirigido para a historiografia da música popular brasileira e do samba e para a história da saúde pública no Brasil, com foco particular nas relações trabalho-saúde ou produção-saúde.
2) A identificação na música popular brasileira, em especial no samba das letras e canções que estão direta ou indiretamente referidas à temática das relações trabalho e saúde.
3) A busca das letras e canções será realizada em alguns acervos da música popular brasileira existente na cidade do Rio de Janeiro. Para os fins desta pesquisa, as letras das canções investigadas são consideradas como documentos de domínio público.

Previsão de resultados e possíveis aplicações:
Espera-se, com a presente pesquisa, contribuir para elaboração de um itinerário de investigação que possibilite incorporar de forma sistemática a música popular brasileira e o samba como fonte documental para a produção de conhecimentos científicos e metodologia de ensino na Saúde Pública/Saúde Coletiva, em particular das relações trabalho e saúde.
As aplicações se referem ao campo das Ciências Sociais e da Saúde Coletiva, em particular para as atividades de ensino e formação nestas áreas de conhecimento.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: JOSE AUGUSTO PINA

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.