link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica - Piatam Oceano

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE A SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Grupo: ECOLOGIA E SAÚDE DE ECOSSISTEMAS

Subárea de Conhecimento: 2.04.02.00-7

Descrição do projeto:
O Projeto Piatam é uma grande parceria entre o setor produtivo e a comunidade científica para otimizar a gestão ambiental dos negócios da Petrobras na Zona Costeira Amazônica. Partindo das avaliações produzidas pela equipe científica do projeto, a Petrobras está aumentando a sua eficácia nos planos de contingência e estratégias de logística. Com isso, a empresa previne e minimiza impactos que sua atividade possa eventualmente causar ao ambiente e à sociedade. São mais de 150 pesquisadores, técnicos e bolsistas investigando uma área de 1.100 km de extensão, da baía de São Marcos (MA) até o Cabo Orange (AP), onde se localizam as capitais dos três estados envolvidos no projeto - Amapá, Pará e Maranhão. Os grupos de pesquisa estão produzindo estudos sobre geologia costeira, oceanografia, hidrogeologia, meteorologia, geoquímica, modelagem, aves, bentos, peixes, plâncton, mamíferos aquáticos, pólen, vegetação, socioeconomia, arqueologia, sensoriamento remoto, saúde pública e outros temas. Cabe a ENSP a coordenação do subprojeto "mamíferos aquáticos" no qual se utilizam as espécies de mamíferos costeiros da Amazônia como sentinelas ecológicas.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: SALVATORE SICILIANO

Editais
Links para Agências
 
Quarta, 24 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.