link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estratégias Educativas e Inovações Tecnológicas Desenvolvidas com Profissionais do Programa de Saúde da Família do Município de Petrópolis/RJ - uma experiência de qualificação para identificação e avaliação dos efeitos dos agrotóxicos na saúde.

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: TOXICOLOGIA E SAÚDE AMBIENTAL

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:

METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido em três etapas. A etapa 1 abrange um estudo qualitativo com entrevistas semi-estruturadas objetivando: a) traçar o perfil de três equipes do Programa Saúde da Família/PSF do Município de Petrópolis; b) identificar o processo de trabalho; e c) identificar as representações do processo saúde-doença relacionado à exposição a agrotóxicos. A etapa 2 destina-se a realização de um Curso Teórico-Prático de Qualificação Profissional para trÊs equipes do Programa Saúde da Família/PSF do Município de Petrópolis. E a última etapa, destina-se a criação e elaboração de tecnologias educativas destinadas ao SUS.

OBJETIVO GERAL
A partir da realização de um estudo inicial visamos desenvolver um curso de qualificação profissional, aplicado à três equipes do Programa de Saúde da Família, gerando tecnologias/materiais educativos destinados às comunidades rurais expostas a agrotóxicos e produtos direcionados ao SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
.Criar um curso teórico-prático de qualificação (nível elementar, médio e superior) dos profissionais das equipes do Programa Saúde da Família aplicado inicialmente no Município de Petrópolis/RJ;
Sensibilizar os alunos-profissionais quanto aos efeitos dos agrotóxicos na saúde da população rural e o impacto no meio ambiente.
.Capacitar os alunos-profissionais na identificação dos quadros de intoxicação aguda e crônica por agrotóxicos.
.Elaborar, com os alunos-profissionais, durante o processo de ensino-aprendizagem tecnologias educativas adequadas às características educacionais e às necessidades das comunidades rurais.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: ROSANE CURI DE SOUZA

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.