link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
O efeito do selênio na prevenção da cardiopatia através da correlação de seus níveis em fluidos biológicos de pacientes chagásicos e saudáveis

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS E EFEITOS ASSOCIADOS NA SAÚDE HUMANA E ANIMAL

Grupo: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO A METAIS SOBRE A SAÚDE HUMANAS E ECOSSISTEMAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O selênio é um elemento de ocorrência natural, micro-nutriente essencial a todos os organismos, podendo ser encontrado na água, solo e ar. No ambiente, a forma química encontrada é resultante de seu estado de oxidação, que varia de acordo com as condições ambientais tais como pH e atividade microbiológica. O risco de intoxicação com este elemento está relacionado à mobilidade destas espécies químicas. O interesse neste metal tem crescido nos últimos anos, por ser ao mesmo tempo essencial e tóxico, mesmo em concentrações pouco acima das recomendadas. O selênio é um componente estrutural essencial da enzima glutationa peroxidase, encontrada em mamíferos, que está envolvida no sistema de defesa celular contra as espécies reativas do oxigênio.
Muitos quadros patológicos têm sido associados à deficiência de selênio na dieta, e dentre estes, podemos citar doenças cardiovasculares e algumas miocardiopatias congestivas. Além destes, encontra-se também a origem e a incidência de diferentes tipos de câncer, cirrose hepática e cretinismo na população, que vive em áreas com baixa disponibilidade deste elemento no ambiente. Por outro lado, uma ingestão excessiva de selênio pode levar a um quadro de selenose.
Um estudo realizado no Brasil mostrou que pacientes chagásicos crônicos apresentaram baixos níveis de selênio, que eram significativamente menores naqueles com disfunção cardíaca severa. Por outro lado, a deficiência de selênio não estava associada com uma redução simultânea na atividade da glutationa peroxidase. Além disso, foi observado uma correlação positiva entre a fração de ejeção ventricular e os níveis de selênio, indicando que teores adequados do metal são benéficos para uma função eficiente do coração. Outras pesquisas também mostraram que uma dieta adequada em Se é essencial para a sobrevida na fase aguda da infecção experimental por Trypanosoma cruzi e que a suplementação nutricional com Se contribui para a redução em torno de 50% na intensidade de lesões miocárdicas detectáveis nas fases aguda e crônica da infecção experimental por Trypanosoma cruzi.
O objetivo deste estudo é o estabelecimento de uma metodologia para dosagem dos níveis de selênio no sangue total, plasma e urina da população chagásica e saudável, com um pré-tratamento mínimo das amostras por espectrometria de absorção atômica eletrotérmica. As condições STPF serão adotadas para reduzir, ou até mesmo eliminar, as interferências. Entre elas, está a utilização de um modificador químico, necessário em matrizes mais complexas, como é o caso do sangue, urina e plasma. Entre os modificadores permanentes (W, Rh, Ru, Ir), será pesquisado o mais adequado para este elemento e matrizes, e sua eficiência frente ao modificador universal (Pd-Mg).
O equipamento utilizado na determinação de selênio em sangue total, plasma e urina será um espectrômetro de absorção atômica AAnalyst 800 equipado com atomizador eletrotérmico transversal, corretor de fundo Zeeman longitudinal e amostrador automático AS-800, todos Perkin-Elmer. Tubos “end cap” recobertos com grafite pirolítico (Perkin Elmer) serão usados nesses experimentos.
No Brasil, a carência de estudos e a falta de um banco de dados de informações dirigido à exposição, toxicidade e carência do selênio, principalmente em pacientes chagásicos, conduzem à necessidade de projetos, que possam embasar a introdução de programas de ação para suplementação com Se, em pacientes chagásicos com disfunção ventricular leve ou moderada, buscando resultados de prevenção/reversão da disfunção cardíaca, que seria eticamente factível e que, se viesse a obter bons resultados, poderia ter um impacto positivo na diminuição da morbidade da doença de Chagas. Portanto, a implantação de metodologias sensíveis e específicas para a determinação desse elemento é fundamental neste tipo de investigação.

Natureza:

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.