link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA ACOMPANHAMENTO DOS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Subárea de Conhecimento: Saúde Coletiva

Descrição do projeto:
O objetivo deste estudo foi desenvolver metodologia para o monitoramento e eleger as prioridades que serão foco de atuação para a vigilância sanitária nos hospitais psiquiátricos do Estado do Rio de Janeiro.
Trata-se de um estudo transversal, realizado no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2004, que avaliou as internações psiquiátricas no Estado do Rio de Janeiro bem como os hospitais que apresentam leitos psiquiátricos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde (CNES/MS).
A partir do CNES, foi possível observar como se organizam os hospitais psiquiátricos no Estado do Rio de Janeiro. Sua utilização e aprofundamento podem permitir a construção de indicadores para monitorar a situação de saúde mental em nosso estado, apesar de suas limitações, especialmente a atualização errática. Podem ser considerados para a ação da Visa aqueles que realizam atendimento de urgência/emergência e os que não possuem coleta seletiva de resíduos/rejeitos, central de esterilização de materiais e alvará da Vigilância Sanitária. Além destes, os que não possuem as comissões previstas na legislação sanitária, especialmente a de controle de infecção hospitalar, uma vez que a infecção hospitalar é um importante problema na Vigilância Sanitária de serviços de saúde.
Produtos:
• Metodologia para o monitoramento e eleição de prioridades para a ação da Vigilância Sanitária;
• Trabalhos científicos publicados (Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária).

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2006

Coordenador: VERA LUCIA EDAIS PEPE

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.