link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
APOIO À CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO RIO DE JANEIRO

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Subárea de Conhecimento: Saúde Coletiva

Descrição do projeto:
Trata-se de um projeto cujo objetivo principal foi o de apoiar a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro na descentralização das ações de Vigilância Sanitária e na consolidação do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro.

Desenvolveu-se em quatro sub-eixos:
O primeiro deles na implementação de pesquisas e ações estratégicas, para a identificação/resolução de problemas prioritários para a Vigilância Sanitária, englobando a realização de oficinas, seminários, implantação de Programa Estadual de Farmacovigilância a realização de pesquisas sobre temas específicos de interesse da VISA.
O segundo deles na construção conjunta de programas de formação e capacitação de recursos humanos em Vigilância Sanitária. Compreendeu a elaboração de material educativo - vídeos e livro - bem como a realização de cursos presenciais e à distância que atingiram cerca de 600 profissionais dos serviços estadual e municipal de VISA.
O terceiro voltou-se ao desenvolvimento e implantação de sistema de acompanhamento e avaliação em Vigilância Sanitária, coma realização e desenvolvimento de metodologias para o monitoramento da qualidade de serviços de interesse da VISA, tais como serviços de hemodiálise, maternidades e hospitais psiquiátricos.
O quarto sub-eixo deteve-se no desenvolvimento e implementação de programa de informação e comunicação em Vigilância Sanitária, com elaboração e distribuição de material informativo para a população e profissionais de saúde e a construção de uma página eletrônica para o CVS/SES/RJ e a implementação de página eletrônica com informação para a população e profissionais de saúde sediada na ENSP (http://cedoc.ensp.fiocruz.br/visa)

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2003

Ano do fim do projeto: 2006

Coordenador: VERA LUCIA EDAIS PEPE

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.