link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo das hospitalizações e desenvolvimento de indicadores para o monitoramento da atenção materno-infantil ocorridas no estado do Rio de Janeiro.

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E CUSTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O objetivo deste trabalho foi de analisar as hospitalizações pelo SUS, ocorridas nos anos de 2000 e de 2003 no estado do Rio de Janeiro e também desenvolver indicadores para o monitoramento da atenção materno-infantil no estado do Rio de Janeiro pelo PAISMC-SES/RJ. Foram utilizadas as bases de dados: SINASC; SIM, SIH/SUS, o Cadastro de Estabelecimentos de Saúde da SES-RJ e o CNES. Para cada ano de estudo, as bases de dados SIM, SINASC e SIH foram agregadas no nível dos hospitais, através do processo de pareamento dos cadastros. Para o SIH foram selecionadas todas as instituições que tiveram alguma informação de ocorrência de parto verificada em alguns campos selecionados da AIH e, após essa seleção, foi criado o banco de dados materno. A partir do banco de dados materno foram separadas as internações de neonatos e criado um novo banco de dados. Os hospitais do SUS foram classificados por nível de complexidade da oferta de serviços: UTI e/ou UI materna, neonatal, ou pediátrica e leitos obstétricos. Foram analisadas as internações, sua relação com a estrutura das maternidades, alguns aspectos da atenção ao parto e ao neonato e do desenlace das hospitalizações em todo o estado do Rio de Janeiro, fazendo recortes por regiões, algumas vezes municípios e serviços de maternidade. Foram analisadas também o fluxo de utilização de serviços de saúde entre municípios do estado. Para as análises citadas anteriormente foram desenvolvidas algumas classificações para ajuste de risco, que tiveram a participação de especialistas da área de atenção materna e de atenção neonatal da Secretaria de estado do Rio de Janeiro e do IFF. As análises deste estudo serviram para subsidiar ações gerenciais do PAISMC/SES.
Este trabalho é parte integrante de um projeto maior, coordenado pelo IFF, fazendo parte do convênio firmado entre a SES/RJ e a Fiocruz.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: MARINA FERREIRA DE NORONHA

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.