link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Desenvolvimento de critérios e indicadores para o monitoramento de maternidades pela Vigilância Sanitária do estado do Rio de Janeiro.

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Neste trabalho foram desenvolvidos indicadores para analisar os serviços de maternidade, com o intuito de contribuir para as ações da VISA do Estado do RJ. Esses resultados servirão como base para comparação da performance dos hospitais em anos posteriores. Foram utilizadas, para o ano de 2000 e de 2003, para o estado do RJ, as bases de dados: SINASC; SIM e o SIH/SUS; o Cadastro de Estabelecimentos de Saúde da SES-RJ e o CNES. Para cada ano de estudo, as bases de dados SIM, SINASC e SIH foram agregadas no nível dos hospitais, através do processo de Linkage dos cadastros. Para o SIH foram selecionadas todas as instituições que tiveram alguma informação de ocorrência de parto verificada em alguns campos selecionados da AIH e, após essa seleção, foram separadas as internações de neonatos. Os hospitais foram agrupados em duas categorias: integrar ou não o SUS e realizar abaixo ou acima de 300 partos/ano. Os hospitais do SUS foram classificados por nível de complexidade da oferta de serviços. Foram construídos indicadores de qualidade e de risco dos pacientes. Para os hospitais do SUS com mais de 300 partos/ano, foram realizadas duas análises fatoriais: uma reunindo indicadores de resultado e outra os indicadores de risco. Elaborou-se gráfico de dispersão e os hospitais foram agrupados como de risco baixo e resultados bons ou ruins; e risco alto e resultados bons ou ruins. Os hospitais que não pertencem ao SUS e os que realizaram menos de 300 partos/ano foram analisados segundo os indicadores construídos com informações das bases de dados SIM e SINASC. Foram apresentados os resultados verificados no dois anos de estudo e para o ano de 2003, foi montada uma lista de indicadores, para cada serviço de maternidade do estado do RJ, relacionados ao perfil das parturientes quanto ao pré-natal, parto e dos neonatos atendidos.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2006

Coordenador: MARINA FERREIRA DE NORONHA

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.