link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Resultados da farmácia hospitalar em hospitais estaduais do Rio de Janeiro (preliminar)

Departamento: DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Projeto de Dissertação de Mestrado: O projeto possui como objetivo geral avaliar resultados da farmácia hospitalar de hospitais estaduais do Rio de Janeiro, a partir de indicadores específicos selecionados. Para isso, será empregado um estudo de casos múltiplos.

Os casos (farmácias hospitalares) serão selecionados após o término do diagnóstico hierarquizado de estrutura e processo dos serviços, de acordo com o nível de complexidade hospitalar, obtido através de dados de intervenção da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SESDEC-RJ) no ano de 2008. Em seguida, serão escolhidos os indicadores de resultados que serão utilizados na avaliação, considerando as prioridades de gestão. Será desenhado o protocolo do estudo e construído os instrumentos de coleta de evidências. O processo de coleta de dados envolverá entrevistas com atores chaves, análise documental, análise de registros em arquivos e observação direta. Será elaborado um banco de dados para o registro das evidências coletadas, e a análise dos dados deverá ocorrer através da técnica de síntese de casos cruzados.

Este estudo é parte integrante do projeto de cooperação ENSP/SESDEC-RJ – “Apoio à organização da assistência farmacêutica no estado do Rio de Janeiro” – estando diretamente relacionado ao eixo estratégico 2: “Diagnóstico das farmácias hospitalares nos hospitais estaduais do Rio de Janeiro”.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: VERA LUCIA LUIZA

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Terça, 16 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.