link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação da assistência e da qualidade de vida do paciente de terapia renal substitutiva do estado do Rio de Janeiro

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E CUSTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
Objetivo Geral:
Avaliar a assistência e a qualidade de vida dos pacientes de Terapia Renal Substitutiva do Estado do Rio de Janeiro que realizam diálise em unidades financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivos específicos:
(1) Descrever o perfil dos pacientes renais crônicos, considerando suas condições demográficas, sócioeconômicas e clínicas;
(2) Descrever características assistenciais do tratamento dos pacientes renais crônicos;
(3) Avaliar a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos.
Métodos
O estudo é observacional, de recorte transversal. Tem como população de interesse os pacientes em TRS, atendidos em unidades de saúde próprias ou conveniadas do SUS no Estado do Rio de Janeiro., o que corresponde a aproximadamente 7400 pacientes, distribuídos em 71 unidades de TRS.
Amostra
Considerando o tamanho da população de interesse e o prazo para realização do estudo, faz-se obrigatória a seleção de uma amostra de pacientes representativa da população em TRS.
Coleta de dados
O estudo centra-se principalmente em dados dos pacientes, obtidos a partir de coleta nos prontuários e da realização de um inquérito, em entrevistas, com base em um instrumento estruturado. Adicionalmente, serão realizadas entrevistas com os Diretores Técnicos das unidades, com vistas à obtenção de dados gerenciais das unidades de saúde, incluindo aspectos pertinentes à estrutura e processo de realização da assistência, bem como a ocorrência de hospitalizações e óbitos.
Análises
Todas as análises serão realizadas para o Estado do Rio de Janeiro como um todo, explorando-se possíveis comparações entre regiões, e, principalmente, região metropolitana, que detém aproximadamente 73% de toda a população renal do Estado, e interior.
O estudo tem caráter principalmente descritivo, mas vislumbra realizar explorações acerca de potenciais relações entre características dos pacientes e características assistenciais com resultados obtidos.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: MARGARETH CRISÓSTOMO PORTELA

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.