link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Diagnóstico molecular das uretrites e cervicites bacterianas sexualmente transmissíveis empregando a técnica de PCR multiplex

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Grupo: VIGILÂNCIA DE BASE LABORATORIAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS

Subárea de Conhecimento: 4.01.01.09-6

Descrição do projeto:
Nosso estudo tem como objetivo implantar o diagnóstico molecular das uretrites e cervicites bacterianas sexualmente transmissíveis empregando a técnica de PCR-multiplex visando a detecção de N. gonorrhoeae, C. trachomatis, U.urealyticum e M. genitalium, a partir de amostras clínicas de urina. Para tal, realizaremos um estudo seccional com 200 mulheres atendidas de rotina no Ambulatório de Ginecologia do CSEGSF/ENSP/Fiocruz, que atende à clientela da comunidade de Manguinhos. . Esperamos compor dois grupos: o primeiro de mulheres sintomáticas para DST (grupo clinicamente positivo) e o segundo com mulheres negativas para DST (grupo controle negativo). As informações do estudo serão obtidas a partir das análises de urina e registros do prontuário médico. Considerando o impacto das DST na saúde pública e a ausência de métodos de diagnósticos rápidos e precisos atendendo especialmente aos serviços diagnósticos, nossos resultados possibilitarão avaliar o emprego desta metodologia para ações de vigilância em saúde e também ao controle e de tratamento dessas infecções na atenção básica em saúde no âmbito do SUS.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: ANDRÉ REYNALDO SANTOS PÉRISSÉ

Participante Interno:

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.