link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Adesão dos profissionais de saúde aos Protocolos em Assistência Farmacêutica para Medicamentos Excepcionais

Departamento: DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Projeto de mestrado: O projeto possui como objetivo analisar a adesão dos profissionais de saúde envolvidos na prescrição dos Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional (MDCE), em quatro unidades no município do Rio de Janeiro, aos critérios estabelecidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
Na metodologia propõe-se estudo transversal descritivo. Escolheu-se como estratégia de pesquisa avaliativa a análise da intervenção. A intervenção em questão é a instituição de PCDT para os MDCE, que tem como objetivos a gerência adequada do programa de MDCE e a promoção do uso racional de medicamentos. A análise da adesão será realizada através da obtenção de evidência, nos prontuários, de cumprimento de procedimentos-chave recomendados nos PCDT.
A análise dos dados será realizada através de matriz de julgamento previamente construída, que também contribuiu para a construção do instrumento utilizado para a pesquisa.
O projeto está inserido dentro do projeto de colaboração da ENSP com a SESDEC "APOIO À ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO", Eixo 3: Avaliação da adesão dos profissionais aos protocolos terapêuticos de medicamentos excepcionais dispensados pela SESDEC RJ.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: VERA LUCIA LUIZA

Participante Aluno:

 
Quinta, 5 de Dezembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.