link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
A determinação de chumbo, cádmio e mercúrio em fluidos biológicos de pacientes com indicação de fertilização “in vitro” e grupo controle para avaliação da influência destes metais nos distúrbios reprodutivos

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS E EFEITOS ASSOCIADOS NA SAÚDE HUMANA E ANIMAL

Grupo: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO A METAIS SOBRE A SAÚDE HUMANAS E ECOSSISTEMAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A preocupação com a exposição a metais e seus efeitos na saúde humana tem sido demonstrada nas pesquisas sobre a saúde ocupacional. Entretanto, poucos estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo de correlacionar este tipo de exposição com a saúde reprodutiva. Sabe-se que a exposição prolongada a metais tais como chumbo, mercúrio e cádmio durante a vida adulta, e mesmo no período pré-natal, está correlacionada a efeitos adversos na reprodução em várias espécies. Estudos experimentais mostram que a exposição a estes elementos, mesmo sendo de curta duração, pode ser prejudicial ao desenvolvimento embrionário. No Brasil, a literatura sobre os efeitos do chumbo, cádmio e mercúrio no sistema reprodutor humano é escassa. Assim sendo, faz-se necessária a realização de estudos nas populações férteis e inférteis para investigação da correlação entre estes elementos e a fertilidade. O objetivo desta pesquisa é a investigação da correlação dos níveis dos metais citados com a infertilidade na população brasileira, através dos indicadores de exposição e fluidos biológicos de grande interesse como é o caso do fluido folicular e líquido seminal. Este estudo será realizado em 25 casais com indicação de fertilização in vitro e em um grupo controle constituído de 25 casais férteis, que procuram voluntariamente uma determinada clínica de fertilização. A determinação dos níveis de chumbo, cádmio e mercúrio nos fluidos biológicos de pacientes férteis e inférteis será realizada por espectrometria de absorção atômica eletrotérmica e um programa estatístico será utilizado para a análise dos resultados. Ao final da pesquisa, o benefício maior será a constatação da influência dos diversos metais sobre a fertilidade de homens e mulheres, possibilitando assim a redução do problema, através da elaboração de um programa de informação à população, orientando-a quanto aos possíveis fatores de prevenção, visando minimizar a absorção e os efeitos dos metais no organismo.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: MARIA DE FÁTIMA RAMOS MOREIRA

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Bolsista:

 
Quinta, 21 de Fevereiro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.