link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Sistematizando a abordagem farmacêutica na tuberculose a partir do nível local

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O objetivo do trabalho é Elaborar Manual de AF em tuberculose com a finalidade de prover um material de consulta e auxílio para a organização da AF municipal em tuberculose.
A metodologia utilizada é baseada na revisão da literatura referente à organização do programa de tuberculose, características da doença, informação sobre fluxo para detecção de casos, diagnóstico, notificação, tratamento, esquemas terapêuticos utilizados, mecanismo de ação dos medicamentos, efeitos colaterais, medicamentos para casos de multirresistência, fluxo do tratamento de casos específicos e de tuberculose multiressistente, fluxo de distribuição do medicamento, programação, armazenamento e dispensação. A identificação dos aspectos operacionais mais relevantes será realizada por meio de discussões com profissionais envolvidos no cuidado dos usuários do programa, incluídos aí os farmacêuticos que atuam no nível municipal.
A análise dos dados obtidos será seguida pela organização dos mesmos na forma de manual, buscando padronizar procedimentos, caracterizar o papel do farmacêutico na equipe multidisciplinar e servir como fonte de consulta para informação sobre medicamentos do tratamento de tuberculose.
O trabalho será completado com uma avaliação, por meio de entrevista ao público alvo, de aspectos como clareza e objetividade das informações, utilidade, completude e facilidade de consulta.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: VERA LUCIA LUIZA

 
Sábado, 20 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.