link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Organização da Assistência Farmacêutica em Unidade Básica de Saúde - Desenvolvendo Modelo de Implantação, Monitoramento e Avaliação de Efeitos

Departamento: DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O Brasil carece ainda de modelos estruturados de implantação e organização da assistência e da atenção farmacêutica em unidades básicas de saúde. Acredita-se que um modelo capaz de sistematizar as etapas da implantação, estabelecer os indicadores de monitoramento e testar modelos de avaliação de efeitos pode contribuir sobremaneira para a organização de unidades de perfil semelhante.
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz, está, neste momento em revisão e adequação de seus processos de trabalho provocado, dentre outras coisas, pelo processo de acreditação ao qual está se submetendo.
O Serviço de Farmácia do CSEGSF vem, da mesma forma investindo em seu processo de modernização técnica e gerencial. Recente avaliação realizada em 2003 evidenciou uma série de fortalezas, mas também algumas oportunidades de melhoria, as quais já suscitaram diferentes intervenções.
Acredita-se assim que esta unidade de saúde constitui-se em local adequado para testar este modelo de prática farmacêutica, inserido e integrado ao modelo em saúde.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: VERA LUCIA LUIZA

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Bolsista:

 
Quinta, 5 de Dezembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.