link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Origem e Evolução das Doenças Parasitárias - A espécie humana e seus parasitos: uma associação permanente através dos tempos

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
A difusão dos estudos em paleoparasitologia permitiu ampliar o conhecimento sobre doenças no passado. Achados de parasitos em material arqueológico do Velho e Novo Mundo contribuíram com dados empíricos sobre a presença de infecções e quadros clínicos de doença entre populações já desaparecidas. Associando-se dados da arqueologia, antropologia e paleoparasitologia, entre outras ciências, é possível obter-se resultados consistentes sobre modo de vida e saúde dessas populações.
O estudo pretende reunir os dados conhecidos sobre infecções no passado, mostrando diferentes situações por que passaram populações humanas em relação ao processo saúde e doença. Pretende-se também difundir o conhecimento pela oferta de curso a distância, com participação de todos os laboratórios envolvidos, no Brasil e no exterior, coordenados pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: ADAUTO JOSÉ GONÇALVES DE ARAÚJO

 
Sexta, 13 de Dezembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.