link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA AOS IMPACTOS SANITÁRIOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE A SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Grupo: PROGRAMA DE MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS E SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 40600009

Descrição do projeto:
Para nortear a pesquisa foram desenvolvidos dois modelos conceituais, os quais estão apresentados em forma de diagramas neste relatório (Ver – apêndice 1). O Diagrama 1 explica o Modelo Conceitual Geral do Projeto, onde se apresenta uma situação passado/presente e a situação futura. O Diagrama 2, Modelo Conceitual da Vulnerabilidade, identifica um conjunto de fatores que afetam diretamente tanto a Exposição da população aos fatores de perigo (“Hazard”) como a sua capacidade de Resposta. Denominou-se estes como fatores “proximais” ou “secundários” da vulnerabilidade, sendo eles condicionados por fatores de ordem mais geral, ou “Primários” da vulnerabilidade (Renda; Educação; Poder Político e Valores Culturais).
Para quantificar a vulnerabilidade socioeconômica, a partir dos fatores primários, foi construído o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica. Para associar os indicadores de resposta (por ex: incidência e outros) a vulnerabilidade epidemiológica foi construído o Índice de Vulnerabilidade Epidemiológico. O Índice de Vulnerabilidade Climatológico foi construído para medir o nível de exposição da população aos eventos extremos de chuva. Nas seções a seguir apresenta-se a metodologia de construção desses índices.
Objetivos:
Fazer um estudo retrospectivo sobre a vulnerabilidade sócio-ambiental da população quando submetida a eventos climáticos extremos e às endemias sensíveis às oscilações climáticas, como também a modelagem de um Sistema de Informações Geográficas, capaz de assinalar situações críticas de risco da morbi-mortalidade pelas doenças selecionadas para o estudo.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2000

Ano do fim do projeto: 2005

Coordenador: ULISSES EUGENIO CAVALCANTI CONFALONIERI

Participante Interno:

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Sábado, 20 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.