link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Saúde e Doença em Populações Aborígines da Patagônia Austral

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PALEOPATOLOGIA, PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Grupo: PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
Este projeto tem por objetivo criar espaço de interação que permita a incorporação da Patagônia Austral às discussões sobre origem, dispersão de infecções e povoamento humano das Américas. Espera-se aumentar o conhecimento sobre saúde e doença em momentos prévios e contemporâneos ao contato europeu-indígena e trazer informações para discussão sobre o povoamento do Novo Mundo. Pretende-se alcançar documentação fundamentada em achados de parasitos que mostrem diferença ou permanência de situações de saúde antes e depois do período de contacto nas populações indígenas. Espera-se a formação e intercâmbio de estudantes de pós-graduação e pesquisadores, e identificação conjunta, feita pelas equipes, de material arqueológico; contribuições ao povoamento das Américas; desenvolvimento de técnicas apropriadas de diagnóstico para análise paleoparasitológica na Patagônia; proposta de protocolo sobre estudo de infecções parasitárias nas escavações arqueológicas na região; emprego de diferentes técnicas paleoparasitológicas y paleopatológicas para exames em materiais provenientes de ocupação histórica, sambaquis, vestígios orgânicos e outros remanescentes de populações pré-históricas na Patagônia.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: ADAUTO JOSÉ GONÇALVES DE ARAÚJO

Participante Interno:

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.