link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Condições particulares de ocorrência de dengue em localidades da Região Oceânica de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, 2004 a 2007

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA

Linha: DETERMINAÇÃO E CONTROLE DE ENDEMIAS

Grupo: ANÁLISE DE DETERMINANTES SOCIAIS E BIOLÓGICOS DE ENDEMIAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O projeto tem como objetivo a análise dos determinantes socioambientais de produção e reprodução da dengue no município de Niterói, enfocando as condições particulares de ocorrência em localidades específicas, em período recente. Preocupa-se especialmente com a relação entre condições de vida e dengue, tendo em vista que a sua produção está intimamente relacionada à dinâmica de reprodução social de determinados grupos populacionais e que as condições de vida impostas a esses grupos sociais, tais como qualidade das habitações e disponibilidade de serviços de saneamento em quantidade e qualidade adequadas, são fundamentais para o entendimento do processo de produção e reprodução da doença. Pressupões-, ainda que as limitações impostas a uma determinada população quanto à oferta de serviços de saneamento básico como abastecimento de água e coleta de lixo, esta se movimenta dentro de campos possibilidade de ação que ora as protege, ora as coloca sob maior risco de infecção a dengue. As unidades básicas de análise do estudo são as localidades pertencentes ao município de Niterói, escolhidas a partir cuja definição será estabelecida segundo critérios adotados nos procedimentos metodológicos.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: ROSELY MAGALHÃES DE OLIVEIRA

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.