link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
ESTUDOS DE LESÕES TRAUMÁTICAS COMO INDICADORES DE ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PALEOPATOLOGIA, PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Grupo: PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Estuda sinais de traumatismos osteos-articulares, sua relação com estilos de vida e transformações sócio-culturais em diferentes períodos e locais, admitindo que os sinais das atividades físicas que persistem nos osssos e articulações, à semelhança das LER ou dos traumas agudos, tem relação com padrões culturais e sociais. Considerandos não individualmente mas do ponto de vista populacional, podem expressar padrões passíveis de reconhecimento e interpretação. Utilizando os traumatismos, agudos e crônicos, violentos e não violentos, bem como a mortalidade, busca interpretar séries populacionais a luz de modelos de esforços cotidianos, atividades laborais e tensão, correlacionando os achados mao contexto social, cultural e ambiental. Iniciou-se com estudos de materiais brasileiros e chilenos, produzindo monografias, dissertações e teses. Atualmente compõe-se de dois sub-projetos, um genérico, estuda grupos pé-históricos do litoral brasileiro; outro, específico, estuda lesões na articulação têmporo-mandibular em esqueletos históricos de brasileiros e portugues do início do século XX.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: SHEILA MARIA FERRAZ MENDONÇA DE SOUZA

Participante Externo:

Participante Aluno:

 
Quinta, 21 de Fevereiro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.