link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DAS QUEIMADAS PARA A SAÚDE HUMANA NA ÁREA DO ARCO DO DESMATAMENTO: A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES PARA A GESTÃO INTEGRADA DE SAÚDE E AMBIENTE-

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE A SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Grupo: IMPACTOS AMBIENTAIS GLOBAIS SOBRE A SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A Amazônia está passando por um processo acelerado de ocupação, que levou nas últimas 3 décadas a um desmatamento de cerca de 10 % de sua área. A maior parte do desmatamento na região concentra-se ao longo de um “Arco” que abrange desde o sudeste do Maranhão até o sudeste do Acre. A queima de biomassa na região acarreta efeitos diretos à saúde humana, principalmente em grupos mais vulneráveis, crianças e idosos, através da inalação de gases e material particulado presentes no aerossol. Pretende-se com esta pesquisa marcar o início de um programa de investigação em torno da qualidade do ar e seus efeitos sobre a saúde humana na região do arco do desmatamento, tendo como referencias uma das áreas com maior índice de focos de queimadas que é a região de Alta Floresta e Rio Branco no Acre. Outra importante razão para que o estudo seja desenvolvido no Acre decorre do movimento das correntes do ar que conduz a pluma de material particulado derivado das queimadas no sentido leste-oeste oriundas da Bolívia, elevando os níveis de poluição daquela localidade e da Amazônia em geral. A pesquisa tem como objetivo geral a avaliação de risco dos grupos expostos a queima de biomassa e a construção de indicadores integrados de saúde e ambiente que possam ser utilizados como ferramentas de avaliação dos efeitos a saúde humana decorrente da exposição a poluentes emitidos pela queima de biomassa na região do arco do desmatamento.
Palavras-chave: Focos de queimadas, populações expostas, poluição do ar, arcodo desmatamento, Amazônia legal

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: SANDRA DE SOUZA HACON

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.