link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação do risco à saúde humana no desenvolvimento de atividades de piscicultura em áreas de passivos ambientais na região norte de Mato Grosso.

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE A SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Grupo: IMPACTOS AMBIENTAIS GLOBAIS SOBRE A SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
As áreas degradadas pela atividade garimpeira da década de 80 – 90 e o passivo ambiental relacionado a contaminação por mercúrio, continua sendo a interrogação para o investimento socioeconômico em projetos de desenvolvimento local. A pesquisa buscar novas propostas de gerenciamento para a atividade de piscicultura na região norte de Mato Grosso, tendo como ferramentas de gestão o uso múltiplo dos recursos hídricos da região e a avaliação de risco à saúde humana. A pesquisa aborda a segurança alimentar com base no consumo de peixe da região e a construção coletiva de indicadores de sustentabilidade para a atividade de piscicultura da região norte de Mato Grosso. O estudo temporal do risco quantitativo da exposição ao Hg para o período 1995 a 2006 para a população com diferentes consumos proteicos respalda o uso das áreas de passivos ambientais para a região como uma opção socioeconômica de desenvolvimento local.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: SANDRA DE SOUZA HACON

Editais
Links para Agências
 
Terça, 19 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.