link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE IMPACTO SÓCIO-AMBIENTAL DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS E SEUS REFLEXOS NA SAÚDE DA COMUNIDADE RESIDENTE NA ÁREA DE ENTORNO DO POLO INDUSTRIAL DE GUAMARÉ, RIO GRANDE DO NORTE

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE A SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Grupo: IMPACTOS AMBIENTAIS GLOBAIS SOBRE A SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Estudos dos impactos ambientais sobre a saúde humana vêm contribuindo para o processo de gestão integrada de saúde e ambiente ao nível governamental, do setor privado e da sociedade como um todo. A gestão integrada de saúde e ambiente pressupõe a interdisciplinaridade, na medida em que sua evolução nos conduz aos três grandes temas que constitui o chamado “triple bottom line”, ou seja, ao aspectos ambientais, sociais e econômicos. Outras questões inovadoras que estão inseridas no processo de gestão ambiental são: a Responsabilidade Social Corporativa e a Ecoeficiência.
Dando continuidade ao desenvolvimento do Programa SMS, a PETROBRAS convidou a FIOCRUZ, através do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) para desenvolver um projeto de pesquisa em parceria com a RNCE/UTPF/SMS e a SMS/ Corporativa, sobre a Avaliação preliminar do impacto socioambiental das emissões atmosféricas e seus reflexos na saúde da comunidade residente na área de influência da UTPF- Guamaré- RN. Com o objetivo de atender ao convite da PETROBRAS e a crescente sensibilização e exigência da sociedade, a FIOCRUZ aceitou o desafio de estruturar e desenvolver, através de parcerias com outras instituições de pesquisa no país, um estudo de Avaliação Integrada de Saúde e Ambiente. A participação da Fiocruz/Ensp vem reforçar a importância de ações pró-ativas que envolvam as áreas de ambiente e saúde e atendam o desenvolvimento sustentável local/regional.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: SANDRA DE SOUZA HACON

 
Quarta, 24 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.