link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL PARA O MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO.

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE A SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Grupo: IMPACTOS AMBIENTAIS GLOBAIS SOBRE A SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A integração da área de saúde com a área ambiental permite avanços nas políticas públicas, nas decisões compartilhadas com os setores da economia, na implementação de ações corretivas e preventivas, na otimização de recursos financeiros, humanos e materiais no desenvolvimento de estudos. Para avaliar a relevância da exposição ambiental da poluição do ar aos grupos mais suscetíveis, idosos e crianças um estudo sobre o padrão de distribuição espacial dos casos de doenças respiratórias atendidos pelas unidades básicas de saúde no município de Vitória esta em desenvolvimento. Trata-se de um estudo ecológico realizado para o período de 2001 a 2003. Registros diários de poluentes atmosféricos foram obtidos do IEMA e da SEAMA, responsáveis pelo monitoramento e gerenciamento da qualidade de ar no município. Os registros diários dos atendimentos de doenças respiratórias em crianças menores de 5 anos foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Sistema Geográfico de Informação (GIS) foi usado para identificar o padrão de distribuição das doenças respiratórias na municipalidade. A construção integrada de indicadores de saúde e ambiente ao nível local permite aos gestores locais ações de curtoe médio prazosque possam mitigar os impactos ambientais e os efeitos à saúde humana.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: SANDRA DE SOUZA HACON

 
Domingo, 17 de Novembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.