link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação do grau de implementação do Programa de DST Aids no Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul - Região de Dourados

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: DETERMINAÇÃO E CONTROLE DE ENDEMIAS

Grupo: AVALIAÇÃO DE SITUAÇÕES ENDÊMICAS REGIONAIS E DE SEUS PROGRAMAS DE CONTROLE

Subárea de Conhecimento: 40602001

Descrição do projeto:
O trabalho apresenta a avaliação do grau de implementação do Programa de DST/HIV/Aids no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul, região de Dourados, onde se localizam as aldeias Bororó e Jaguapiru. A Avaliação foi desenvolvida utilizando o método qualitativo, considerando a relevância e o peso atribuídos pelas equipes locais aos diferentes componentes do programa, composto por insumos, atividades e produtos. Os dados de campo foram coletados em julho e agosto de 2008, bem como consideradas outras fontes secundárias que apresentam informações que remetem aos anos de 2006, 2007 e 2008, que contribuíram para contextualização interna e externa do programa e permitiu a descrição do que é preconizado e do que ocorre na vida real do programa naquela localidade. Para a caracterização do contexto externo do programa foi também realizada a revisão bibliográfica de estudos etnográficos desenvolvidos na região. Um importante exercício desta avaliação é o de estabelecer a causa e efeito entre os componentes do programa e apresentar recomendações discutidas com os usuários alvos básicos para a melhoria do programa. Não se avaliou o grau de satisfação dos usuários dos serviços, nem a qualidade com que as ações do programa são desenvolvidas. A avaliação considerou os aspectos formais dos componentes do programa, a partir da percepção dos profissionais de saúde, inclusive indígenas. Na perspectiva dos usuários alvo básicos, fatores relacionados a aspectos culturais da população indígena, as condições de vida desta população, a atuação das agências governamentais indigenistas, bem como as condições nas quais os serviços da rede de atenção básica de saúde estão instalados, influenciam a implementação do programa de DST /HIV/Aids no Distrito Sanitário Especial Indígena. O acesso da população indígena aos serviços de saúde, consideradas as suas diferentes dimensões foi analisado nesta avaliação e serviu como fio condutor para definir a matriz de descrição e a matriz de julgamento, conforme a metodologia proposta no projeto. Esta avaliação concluiu que o grau de implementação do Programa de DST/HIV/AIDS no Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, região de Dourados, aldeias Bororó e Jaguapiru é de parcialmente implementado, obteve o score de 70,5%.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: LUCIANO MEDEIROS DE TOLEDO

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.