link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Perfil Epidemiológico da Hanseníase em menores de 15 anos no município de Teresina - PI

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: DETERMINAÇÃO E CONTROLE DE ENDEMIAS

Grupo: ANÁLISE DE DETERMINANTES SOCIAIS E BIOLÓGICOS DE ENDEMIAS

Subárea de Conhecimento: 40602001

Descrição do projeto:
A hanseníase é uma endemia em processo de eliminação no mundo, entre os anos de 1985 até o início de 2005, 14 milhões de casos foram diagnosticados e tratados. Nas últimas décadas até o início de 2004, houve um declíneo da carga global da doença de aproximadamente 90%. Os dados do Ministério da Saúde do Brasil revelam a necessidade de focalizar e agilizar o diagnóstico da hanseníase em menores de 15 anos que podem ser os contactantes de casos ainda não assistidos e não identificados pelo sistema de saúde. Objetivou-se com o presente trabalho analisar o perfil epidemiológico da hanseníase em menores de quinze anos no período de 1997 a 2006, no município de Teresina-Piauí, bem como avaliar os dados sobre a doença no sistema de informação oficial de agravos de notificação, procurou-se também, descrever a evolução histórica dos casos novos registrados entre os menores de 15 anos, considerando sua distribuição geográfica nos bairros da capital. O estudo utilizou uma abordagem quantitativa. Os sujeitos do estudo foram todos os casos de hanseníase em menores de 15 anos, de ambos os sexos, notificados no período de 1997 a 2006 e residentes no município de Teresina-Piauí. O estudo da avaliação da magnitude da endemia considerou dois períodos de cinco anos, 1997-2001, 2002-2006. O perfil deste grupo etário foi delineado com variáveis relativas ao sexo, faixa etária e classificação operacional dos casos. A densidade de Kernel serviu para demonstrar a distribuição dos casos por bairros da capital. Os resultados demonstraram que os jovens acometidos representaram, durante todo o período do estudo, valores proporcionais acima de 10% dos casos, não apresentaram um padrão de transmissão definido entre meninos e meninas. Os jovens de 10 a 14 anos de idades foram os mais atingidos pela doença, com notificação de casos em menores de 05 anos e que apesar do declíneo na taxa de detecção em jovens, o município ainda é hiperendêmico, com tendência de aumento de casos em multibacilares. Outro dado relevante foi à concentração dos casos em bairros antigos da capital, principalmente na zona Norte da capital . O estudo se propôs a contribuir e delinear o perfil dos jovens com hanseníase no município de Teresina e apresenta sugestões para intervenções específicas que contribuam para tomada de decisões pelos gestores públicos no controle da hanseníase no município de Teresina.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: LUCIANO MEDEIROS DE TOLEDO

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.