link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
A Dimensão Social das Desigualdades: Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SERVIÇOS E SISTEMAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Este projeto propõe um sistema de indicadores sociológicos para o acompanhamento da dinâmica da desigualdade e da mobilidade social no Brasil. Tal sistema depende da especificação das categorias sociais analiticamente relevantes, da identificação dos grupos "em risco", e da análise do processo de criação e transmissão das desigualdades ao longo do ciclo de vida dos indivíduos. A combinação desses elementos permitirá identificar os pontos nevrálgicos do processo de estruturação das desigualdades, e conseqüentemente fornecerá subsídios cruciais para políticas públicas.
Para elaborar o sistema de indicadores se procederá a um exame detalhado das informações sociais disponibilizadas pelos órgãos oficiais de estatísticas, que permitam a construção de séries históricas sobre a dinâmica das desigualdades. No entanto, a análise sociológica das desigualdades implica, necessariamente, na obtenção de informações sobre a origem social dos indivíduos (indicadores de "classe social" da família de origem). As informações disponíveis dessa natureza, além de serem marcadas por inadequações analíticas, não são coletadas há dez anos.
Por essas razões, propomos um novo survey que permitirá a atualização das informações já existentes, e a especificação de indicadores inéditos. Assim, seremos capazes de fazer análises mais complexas, inovando o conhecimento sobre as desigualdades, e facilitando comparações internacionais.
Como atividade prévia ao survey estamos propondo 13 subprojetos (envolvendo 25 pesquisadores em 16 instituições de 7 estados do país) visando o aprofundamento de tópicos essenciais da dinâmica das desigualdades e da mobilidade social. Como resultado final, teremos: (a) um conjunto sistemático de indicadores sobre estrutura social e desigualdades atento às condições de vulnerabilidade e risco da população, que poderão ser acompanhados a partir de estatísticas regularmente coletadas; (b) um conjunto de estudos inovadores sobre processos sociais de produção e reprodução das desigualdades de oportunidades, decisivos para a compreensão dos mecanismos de perpetuação das iniqüidades distributivas; (c) um conjunto de análises sobre a dinâmica da desigualdade capaz de informar políticas públicas; e (d) a consolidação de uma rede nacional e internacional de investigadores.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: CLAUDIA MARIA DE REZENDE TRAVASSOS

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.