link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Modelo de Análise de Capacidades Dinâmicas em Hospitais Complexos: analisando condições para geração de inovações

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: GRUPO DE PESQUISA SOBRE COMPLEXO INDUSTRIAL E INOVAÇÃO EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Ciências da Saúde

Descrição do projeto:
Objetivo Geral
Pretende-se contribuir para incorporar a dimensão serviços e particularmente hospitalar, no campo analítico da dinâmica setorial de inovação, destacando-se o papel estratégico dos hospitais complexos para o sistema de inovação em saúde no país.
O objetivo final é desenvolver método de análise estratégica das condições institucionais, tecnológicas e de gestão em hospital especializado que favoreça a geração de inovações na respectiva área de atuação no complexo industrial da saúde.

Objetivos Específicos
- sistematizar base teórico-conceitual acerca do processo de gestão de inovações com destaque para inovações no segmento de serviços de saúde;
- desenvolver modelo de análise estratégica sobre capacidades dinâmicas para a inovação aplicável a organizações hospitalares complexas, considerando elementos institucionais, tecnológicos e de gestão;
- analisar o posicionamento e as interações, no caso selecionado, com agentes produtores de bens industriais na dinâmica do complexo industrial da saúde, identificando alternativas para fomento a inovações;
- realizar estudo de caso em um hospital complexo testando o modelo desenvolvido.


Metodologia

O estudo é do tipo exploratório, dado que pretende adaptar e testar em um hospital complexo, um modelo de análise de capacidades dinâmicas para a inovação, tomando como referência modelos reconhecidos na literatura sobre inovação e típicos de outros ambientes organizacionais, particularmente praticados em indústrias. O método a ser utilizado será indutivo-dedutivo, com o estudo e desenvolvimento analítico aplicado a um caso, numa perspectiva de posterior uso ampliado.

A construção da base teórica e metodológica enquanto revisão da literatura faz parte inicial do estudo. Três campos cognitivos distintos são considerados: o primeiro e mais substantivo, compreendendo sua vertente econômica, particularmente sobre a dinâmica das inovações em saúde e no segmento serviços, um segundo relacionado ao campo organizacional, mas precisamente sobre a natureza e dinâmica das organizações hospitalares e outro relacionado ao próprio modelo de atenção em saúde. Do ponto de vista metodológico há o desafio de articular os três campos. A base teórica é condição para a adequada identificação das questões do estudo, como de suas unidades de análise ( Yin, 2001). Completa o autor com a compreensão de que a construção da teoria também define o nível em que ocorrerá a generalização dos resultados do estudo de caso, denominada de generalização analítica ( Yin, 2001).

A formulação do modelo a ser aplicado ao caso será decorrente de revisão bibliográfica, já esboçada no referencial teórico deste projeto. As características das organizações prestadoras de serviços e em particular as hospitalares, exigiriam novos modelos explicativos sobre suas capacidades para inovação. O desafio central, metodológico, é adaptar e testar modelo capaz de identificar e analisar capacidades dinâmicas em organizações hospitalares complexas e especializadas.

Tem-se portanto, três momentos distintos, relacionados com o modelo: o próprio desenvolvimento do modelo; a aplicação do modelo ao caso selecionado e; o aperfeiçoamento do modelo análise pós-teste, visando possível generalização.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: PEDRO RIBEIRO BARBOSA

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.