link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES SÓCIO-ECOLÓGICOS E DE SAÚDE HUMANA PARA O PROECESO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: PROJETO DEMONSTRATIVO PARA A BACIA DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Grupo: IMPACTOS AMBIENTAIS GLOBAIS SOBRE A SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Este projeto se propoe a construir indicadores sócio-ecológicos e de saúde humana capazes de contribuir para o mapeamento de prognósticos para a região, baseados em cenários retrospectivos e atuais da bacia. Estes indicadores permitirão conhecer o estado de vulnerabilidade dos recursos hídricos da região, seu comprometimento pelas pressões antrópicas, assim como, o nível potencial de exposição das comunidades expostas através do usos de agrotóxicos nos alimentos e dos usos múltiplos dos recursos hídricos. A magnitude da exposição e o conhecimento de alguns fatores determinantes no processo de saúde e doença permitirão a struturação de cenários atuais e prospectivos para a bacia hidrográfica e seus potenciais efeitos adversos à saúde humana. Provendo informações para os tomadores de decisão do município, ao consórcio Intermunicipal das bacis dos rios Santa Maria da Vitória/Jucú, as ONGs as comunidades locais, deverá permitir construir a médio e longo prazo ferramentas que possibilitem mo controle ambiental das áreas já degradadas e um atuação pró-ativa dos gestores em termos de gerenciamento de recursos hídricos.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: SANDRA DE SOUZA HACON

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.