link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Construção e validação de um Instrumento de Avaliação da Ingestão Alimentar na População

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: ENSINO

Grupo: SAÚDE, TRABALHO, AMBIENTE E VIGILÂNCIAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O presente projeto visa construir e validar um instrumento rápido de avaliação da ingestão alimentar a ser usado em estudos populacionais. A partir de análise de componentes principais de um banco de dados sobre a ingestão alimentar numa amostra populacional de adultos de Niterói, Rio de Janeiro, construir-se-á um questionário de freqüência alimentar, com aproximadamente 20 itens. Esse questionário será, então, usado numa amostra de aproximadamente 200 adultos residentes em Niterói escolhidos seguindo distribuição etária, estado nutricional e condições sócio-econômicas. A validação do questionário se dará através da coleta de informações da ingestão alimentar usando-se recordatório de 24 horas durante 3 dias (1 dia de fim de semana); medição da taxa metabólica basal através de calorimetria indireta; composição corporal através de bio-impedância; e perfil lipídico sanguíneo. Essas medições serão realizadas 2 vezes num intervalo de 6 meses aproximadamente (verão/outono e inverno/primavera). Com o presente estudo espera-se poder desenvolver uma metodologia rápida de avaliação da ingestão alimentar que possa ser útil em estudos populacionais na relação nutrição e doenças crônicas não transmissíveis. O projeto é desenvolvido simultaneamente em Porto Alegre / São Leopoldo, no RS, junto ao programa de pós-graduação em Saúde Pública da Unisinos, e UFF. A ENSP participa da triangulação de entidades de pesquisa neste projeto, através do programa Procad (PROCAD Proc. 0257052), da Capes, de estímulo ao desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento de programas de pós-graduação.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: WILLIAM WAISSMANN

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.