link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Eventos Adversos Associados à Vacina DTP/Hib no Programa Nacional de Imunizações Brasileiro

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E PROGRAMAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Saúde Publica

Descrição do projeto:
Após introdução em 2001 da vacina combinada DTP/Hib no Programa Nacional de Imunizações surgiram rumores sobre aumento na freqüência de eventos hipotônico-hiporresponsivos (EHH) associados à mesma. Foram objetivos deste estudo (1) verificar a freqüência de EHH, febre alta, convulsões febris/afebris, apnéia e eventos adversos graves, após vacinação de lactentes até 1 ano de idade com DTP/Hib utilizada no PNI; e (2) descrever as características sócio-demográficas, antecedentes patológicos pessoais e familiares de crianças com EHH. Trata-se de estudo prospectivo, não controlado, em 16 Centros de Saúde do Município Rio de Janeiro. Foram entrevistados 21.064 pais/responsáveis imediatamente antes e cerca de 4 dias (mínimo 48 horas) após uma das 3 doses da vacina DTP/Hib em 2004. A freqüência dos desfechos foi: EHH confirmado ou suspeito (14 casos), 1/1505 crianças (I.C.95%: 1/878 - 1/2633); convulsões febris ou afebris 1/5266 crianças (I.C.95%: 1/2107 - 1/10532); apnéia, 0% (I.C.95%: 0,0%-0,02%); febre igual ou acima de 39 graus, 2,1% (I.C.95%: 1,9%-2,3%); febre, 35,4% (I.C.95%: 34,7%-36,0%). Os EHHs foram transitórios (entre 10 minutos e 4 horas; mediana de 45 minutos), ocorreram de 0,5 a 24 horas após a vacinação (mediana de 2h), tiveram evolução benigna, e 11 deles ocorreram 4 horas ou menos após a vacinação. Dos 7 casos de eventos graves temporalmente associados à vacina, apenas um tinha evidência clínica de causalidade (uma convulsão de evolução clínica favorável). Os EHH foram 2,6 mais freqüentes no sexo feminino (p=0,088). A taxa de EHH foi 2,6 vezes maior na terceira dose comparada à primeira dose, sem significância estatística (p=0,264). Não houve associação com história familiar, pessoal, ou outros que indicassem sobre-risco para EHH. A freqüência de febre alta foi maior em alguns lotes de DTP ou Hib, mas este dado tinha limitações. Houve associação entre convulsões e uso de medicamentos antes e no dia da vacinação (p=0,053). Conclui-se que a vacina DTP/Hib distribuída pelo Programa Nacional de Imunizações apresenta perfil de reatogenicidade comparável ao da literatura com a vacina DTP. A confirmação do EHH é difícil comparada à de outros eventos adversos, explicando em parte o aumento aparente na ocorrência de EHH. A vigilância de eventos adversos poderia incorporar processos de revisão de casos para maior homogeneidade dos dados.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2006

Coordenador: LUIZ ANTONIO BASTOS CAMACHO

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.