link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Epidemiologia molecular de amostras uropatogênicas de Escherichia coli isoladas de pacientes HTLV+

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Grupo: VIGILÂNCIA DE BASE LABORATORIAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS

Subárea de Conhecimento: 2.12.00.00-9

Descrição do projeto:
O complexo neurológico associado ao HTLV envolve uma grande variedade de manifestações neurológicas sendo a mielopatia PET/MAH a mais comum. Bexiga neurogênica secundária à mielopatia vem a ser uma das manifestações clínicas mais encontradas. Esta alteração é facilitadora de colonização bacteriana favorecendo a ocorrência de infecções do trato urinário (ITUs), as quais são muito freqüentes e relevantes, podendo ocorrer através de formas clínicas de grande severidade. Estudos que investigam a etiologia das ITUs em pacientes HTLV+, reconhecem e destacam a importância da Escherichia coli na patogenia destas infecções.
O objetivo desse estudo é o de investigar aspectos da epidemiologia molecular de amostras uropatogênicas de E. coli (UPEC), isoladas de pacientes infectados pelo vírus HTLV/I, com base nas características genéticas e biológicas destes microrganismos, relacionadas à virulência e à resistência aos antimicrobianos. Para atingir a presente proposta serão realizados ensaios de amplificação simultânea de genes específicos relacionados à urovirulência e ao agrupamento filogenético de E. coli, análise dos perfis de fragmentação do DNA cromossômico após tratamento com enzimas de restrição seguido de eletroforese em campo pulsado, análise do polimorfismo dos segmentos de DNA obtidos por amplificação, análise do polimorfismo eletroforético de isoenzimas, testes de susceptibilidade a antimicrobianos e tipagem sorológica.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: ADRIANA HAMOND REGUA MANGIA

Participante Externo:

 
Quarta, 24 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.