link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Caracterização Isoenzimática de Micobactérias de Crescimento Rápido Isoladas de Surtos de Infecções Cutâneas após Procedimentos Invasivos no Brasil (Subprojeto do Projeto de Pesquisa: Caracterização Fenotípica e Genotípica de Micobactérias de Crescimento Rápido Relacionadas à Epidemia de Infecções de Sítio Cirúrgico no Estado do Rio de Janeiro (Coordenação: Instituto de Microbiologia da UFRJ)

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Grupo: VIGILÂNCIA DE BASE LABORATORIAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS

Subárea de Conhecimento: 2.12.00.00-9

Descrição do projeto:
No Brasil, as infecções nosocomiais, ou relacionadas aos cuidados com a saúde. representam um problema emergente, porém são raras as investigações e relatos de casos e surtos por micobactérias de crescimento rápido (MCR), especialmente Mycobacterium abscessus, Mycobacterium chelonae e Mycobacterium fortuitum. Recentemente, investigações epidemiológicas confirmaram a ocorrência de infecções pós-cirúrgicas por MCR (M. abscessus, M. chelonae e M. fortuitum) em pacientes submetidos a procedimentos invasivos, especialmente por vídeo e mesoterapia, em âmbito nacional. Devido a importante associação de MCR com infecções nosocomiais faz-se necessário a realização de estudos de vigilância epidemiológica para a investigação de possíveis surtos por esses microrganismos em serviços relacionados à saúde, baseados, principalmente, na identificação e caracterização de marcadores bioepidemiológicos. O objetivo geral dessa proposta é a avaliar o emprego da técnica de análise do polimorfismo eletroforético de isoenzimas (multilocus enzyme electrophoresis &8211; MLEE) como novo instrumento para estudos da diversidade populacional de micobactérias de crescimento rápido isoladas de diferentes períodos e localidades.
Este subprojeto de Coordenação local (DCB/ENSP) faz parte do projeto de pesquisa Caracterização Fenotípica e Genotípica de Micobactérias de Crescimento Rápido Relacionadas à Epidemia de Infecções de Sítio Cirúrgico no Estado do Rio de Janeiro, coordenado pelo Dr. Rafael Silva Duarte, professor do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: ADRIANA HAMOND REGUA MANGIA

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.